Newtrax implementará um sistema avançado de segurança pessoal para a mineração subterrânia inédito no Brasil

Yamana Jacobina mine

Santiago, Chile, fevereiro de 2018 — Newtrax Technologies Inc. (‘Newtrax’) – o principal fornecedor de sistemas de segurança e gerenciamento de operações para minas  subterrâneas de rocha dura – foi selecionada pela mina Jacobina, pertencente a Yamana Gold, para fornecer um sistema avançado de rastreamento de pessoal com capacidade E-stop para pedestres.

Este é o primeiro cliente Brasileiro da Newtrax, e a primeira vez que se implementará sistemas subterrâneos em uma mina pertencente a Yamana Gold. Jacobina, situada no Nordeste Brasileiro, no Estado da Bahia consiste em um complexo de minas de ouro subterrâneas e uma planta de processamento de carbono em pasta de 6.500 toneladas por dia.

A capacidade de rastreamento de pessoas é apenas uma parte da ampla solução de segurança que a Newtrax oferece para minas subterrâneas mecanizadas de rocha dura. Ao adquirir esse recurso, a Yamana terá acesso às soluções de segurança mais avançadas e abrangentes disponíveis hoje. A Newtrax implementará 300 Dispositivos de Segurança Pessoal, constituídos pela tecnologia Newtrax embutida nas lâmpadas do capacete Semi-corded da marca Brando.

O sistema Newtrax de rastreamento de pessoal proporcionará aos supervisores de turno informações e dados essenciais sobre a localização dos funcionários para garantir sua segurança em todos os momentos. Este sistema de segurança permitirá que se consiga evacuar da mina os funcionários e que os funcionários enviem pedidos de socorro à superfície em caso de lesões corporais, simplesmente pressionando os botões de emergência da lâmpada do capacete. O dispositivo de segurança pessoal também inclui o recurso Man Down que permite avisar a superfície e 6 LHD caso um funcionário esteja inerte por mais de 90 segundos devido a uma lesão

“É fantástico ver a mina Jacobina da Yamana Gold investir em tecnologia para melhorar a segurança e a produtividade de pessoas e ativos móveis. A força do portfólio da Newtrax é a nossa capacidade agnóstica de rede que ajuda a atender às necessidades das minas Wifi, LTE ou mesmo Leaky Feeder, que neste caso está permitindo que Jacobina obtenha benefícios significativos sem ter que investir pesadamente em novas infraestruturas de backbone “, disse Plauto Campos Menezes, Gerente Regional de Vendas, Newtrax

“A Newtrax está em êxtase por finalmente estar presente no Brasil, um mercado que esteve em nosso radar há bastante tempo devido ao interesse do mercado em tecnologias de mineração”, disse Stephane Cantin, vice-presidente de América Latina, Newtrax. “Esta parceria com Yamana Jacobina desencadeou a necessidade de se estabelecer o escritório satélite da Newtrax Brasil para melhor atender o cliente local”.